domingo, 25 de janeiro de 2009

Pela Paz Mundial


Somos ocupados demais, vivemos correndo. Há quem solicite um dia mais longo, 24 horas é pouco. Queremos fazer muito e fazemos quase nada. O que nos move? O que nos motiva?


Vivemos correndo atrás do prazer e fugindo da dor. Pelo conceito social medíocre o dinheiro e a fama são a felicidade, mas muitos são os ricos e famosos que sorriem com nariz para cima para as revistas, câmeras de TV, rádios e repórteres, vivem assediados pela mídia e outros interessados em sua fama e fortuna e muitos destes “ricos” em seu íntimo sofrem do vazio, da solidão, do medo, da angústia, da tristeza, da depressão e do vício. Neste momento me lembro dos famosos cantores Elis Regina e Renato Russo.


Quanto dinheiro você pagaria para ter paz de espírito, harmonia íntima e serenidade no silêncio de seus pensamentos? Onde se compra isto? Você consegue ficar só com você e se sentir feliz e pleno ou precisa sempre de companhia? Você necessita de estar com alguém no domingo ou se sente bem consigo próprio?


Os valores sociais distorcidos eliminaram as percepções do ser humano. Estão travestidos de uma “casca grossa” condicionada aos valores medíocres e mesquinhos que cultuam o vazio.


O vazio do ego vaidoso, orgulhoso e egoísta. É a tecnologia gelada e mecânica, é a riqueza egoísta e o orgulho de ser um culto e frio intelectual. É a medicina e a psicologia arcaicas e primitivas que tratam o ser humano como um aparelho, uma máquina com defeito.


Quanto a você eu não sei, mas prefiro ser feliz, e, aliás, eu sou, senão não estaria escrevendo estas serenas linhas enquanto minhas idéias de paz fluem como um silencioso córrego no meio da floresta e assim vou fazendo minha parte.


Existem tantas ONGs (Organizações Não Governamentais), governos, templos, igrejas e religiões e a cada dia aumentam mais. Em quantos carros vemos “Jesus” no plástico e somente no plástico que se cola no vidro.


Ouvimos dizer:


“Alguém tem que fazer alguma coisa”....
“A polícia não presta”...
“O prefeito não faz nada”...
“É culpa do governo”...
Mas muito poucos fazem sua parte.

Nossa Parte


A primeira coisa que mais nos dignifica na vida é ajudar as pessoas, porém ajudar de forma sábia. Cada um de nós deve estar constantemente ajudando a alguém. Na verdade quem ajuda a alguém não ajuda a ninguém, senão a si próprio. Quem ajuda é que sai ganhando.


Melhorando a Qualidade de Nossos Pensamentos.


Detesto ser portador de más notícias e também de ouvi-las. Quando surge um falando de acidente, morte, doença e desgraça eu corto logo ou saio da roda.


Existe todo tipo de negativismo: os fofoqueiros, os hipocondríacos, os críticos, os lamentadores, os vitimizados e coitadinhos, os endividados e os portadores de casos de acidentes e violência.


Frases chavões são comuns:


“O negócio está feio”...
“Estamos na luta”...
“A fila que eu entro é a mais lenta”...
“Quando gosto da cor não serve o modelo, quando gosto do modelo não gosto da cor”...
“O que tem que dar errado, vai dar errado mesmo”...
“Isto só acontece comigo”...
“Isto sempre acontece comigo”...

Administrando o Tempo


Nós utilizamos nosso tempo com coisas inevitáveis como: banho, comer, dormir, necessidades fisiológicas, descanso, lazer e trabalho e quase sempre mal administrados.


Existem os eternamente cansados e indispostos. Há os que detestam o trabalho que fazem (estes são uns infelizes cada dia é mais um fardo), há os mau humorados, se irritam com muita facilidade, são carrancudos e sérios, ninguém pode brincar com eles (outra categoria de infelizes).


Até quando oram e rezam as pessoas pedem apenas para si ou quando muito seus familiares mais caros e nem se lembram dos demais. Conversei uma vez com um Padre da Igreja Católica Brasileira, por sinal meu amigo, e ele disse que após o culto tinha que sair e tomar um sorvete, conversar e caminhar um pouco, pois ficava exausto. Eu olhei no rosto dele e ao fim do culto vi 2 olheiras enormes, longas, roxas e profundas. As pessoas pediam tanto para si que ele saia “sugado”, pois estava exposto lá na frente no altar.


Conclusão


Ninguém faz a sua parte dentro do contexto social e ético quanto mais dentro do espiritual e cosmoético. Todos exigem conduta dos outros, mas não de si. Todos acusam órgãos federais, estaduais e municipais, mas nada fazem.


Acusam os políticos como se estes fossem extraterrestres maus e não fossem brasileiros como nós, mas eles moram em casas, andam em ruas, comem em restaurantes, vão as escolas, e se são desonestos é porque nós brasileiros somos desonestos, pois eles são brasileiros e saíram do meio de nós, eleitos por nós, para administrar nossas vidas.


Não esperemos por eles, façamos a nossa parte. Participe da comunidade de seu bairro, participe da escola de seu filho seja voluntário em alguma instituição. Só terá paz quem merece paz.


Proposta Pela Paz Mundial


Já que falei de como as pessoas utilizam seu tempo e o utilizam mal e nada fazem para melhorar o mundo e nossas vidas, venho propor ou solicitar 1 minuto de suas vidas por semana.


Você daria 1 minuto de sua vida a cada 7 dias para melhorar a Paz Mundial? Responda rápido: Sim ou Não? Ou a inércia, a preguiça e a indisciplina dominam você?


Porque não iniciamos assim:


Todos os domingos, pelo resto de nossas vidas, (um dia perdido e mal aproveitado mesmo), entre às 12 e às 18 horas tiramos 1 minuto para melhorar a Paz Mundial. Só 1 minuto não vai matar, nem aleijar você.


Escolha um horário para começar e mantenha a mentalização naquele horário e se possível no mesmo local. Em casos extremos se não for possível manter um horário e locais fixos, pelo menos mentalize entre às 12 e às 18 horas em locais ou horários diversos, mas mentalize.


Mentalize da seguinte forma:


Olhe o planeta Terra como se fosse um astronauta, de fora dela, bem do alto.
Imagine uma luz dourada brilhante, fulgurante, fosforescente cheia de amor e paz vindo de mais alto (de um lugar qualquer indefinido, não importa de onde ou como) banhando e inundando todo planeta.


Lá as pessoas haviam mudado. Todos estavam felizes e sorrindo, trabalhando, produzindo e vivendo na mais pura, completa e perfeita harmonia. Não havia, miséria, doença, dor, polícia, bandidos, advogados ou lei, pois perseverava a ordem, a serenidade, o equilíbrio e o bom senso. Já não existem mais hospitais ou casas assistenciais e fraternas, pois todos já estavam bem.


O homem convivia em paz e harmonia com a natureza e com a tecnologia que já estava muito avançada. Não há mais poluição e nem sinalização, pois todos eram educados, instruídos, cultos e respeitadores das leis que não eram mais escritas e residiam apenas nas mentes das pessoas. Os remédios não existiam mais e é claro nem as armas. Existiam escolas, construções, Universidades, Centros de Pesquisas e tudo era harmonia e amor.


Se desejar pode escolher seu modo de mentalizar, seja ele como for. É muito difícil para você? Só 1 minuto?
Para não esquecer faça um cartaz e cole em seu quarto “Mentalizar Domingo às X horas e escreva num papel dobre e ponha no bolso, escreva em sua agenda na 6ª feira te lembrando, já que sábado e domingo não a abrirá mesmo.


Possíveis Questionamentos


De que vale mentalizar apenas 1 minuto por semana?


R: Se já é difícil você mentalizar 1 minuto 1 vez na semana, que dirá se o tempo for maior ou a periodicidade for menor? O pensamento é a energia mais poderosa do Universo. Qualquer coisa antes de ser feita, realizada ou inventada é antes pensada. Depois quando a quantidade de energia do pensamento se acumula, este se materializa e mesmo depois de materializado se aperfeiçoa continuamente.

Uma vez fiz um curso que falava sobre o “Efeito 1%”. Ainda não encontrei em nenhum lugar algum embasamento científico, mas vale à pena citar, pois abre perspectivas animadoras para a humanidade. Assim eu ouvi:
“Se ao menos 1% de um raio de luz está organizado, tem-se o raio laser”;
“Se ao menos 1% das moléculas de uma barra de ferro estão magnetizadas, tem-se um ímã”;
“Se 1% das pessoas de uma comunidade são sadias ou positivas, toda a comunidade tende mais rapidamente ao sadio”.

Em um outro curso ouvi falar de Ressonância Mórfica:


“Havia muitos macacos habitando algumas ilhas isoladas num certo lugar. Como eram ilhas não havia comunicação por qualquer parte dos macacos de uma ilha para outra. Em uma certa ilha um macaco antes de comer uma batata, lavou-a. Logo todos os macacos de todas as ilhas, mesmo sem terem visto o gesto de lavar as batatas, estavam repetindo este processo e lavando as batatas ao comerem. Foi constatado um processo de ressonância de pensamento”.
Estendendo a possibilidade desta hipótese ser verdadeira (e eu acredito que é), em parte ou em todo, para o âmbito mundial, todos somos responsáveis pela Paz Mundial. Nossa paz ou discórdia dentro de casa influencia todo o planeta, nossos pensamentos positivos ou negativos influenciam todo o planeta.
Então se 1% da população mundial for consciencialmente sadia (ser positivo, otimista, ético, cosmoético, trabalhador, equilibrado, sereno, etc, etc), toda a humanidade será sadia ou caminhará para tal mais rapidamente.
Desta forma temos que começar aos poucos e ir crescendo. Em 6,5 bilhões de pessoas 1% ainda é um grande número, mas toda jornada tem um primeiro passo.


Veja que é realmente uma proposta barata:


1. Não dá trabalho;
2. Não gasta dinheiro;
3. Pode ser realizada em qualquer lugar, até dentro do ônibus, no trabalho, caminhando, mas de preferência assentado e de olhos fechados, numa posição bem relaxada.

O estado relaxado aumenta a produção de ondas alfa cerebrais predispondo a soltura dos pensamentos e aumentando sua potência e predispondo a melhora da saúde das células.

Boa sorte, o mundo pede Paz, só depende de nós.


Dalton e Andréa - e do site www.consciencial.org



PAZ E LUZ

Um comentário:

Nuccia Gaigher disse...

Apreciei muito este cantinho na net.
Parabéns! Estarei sempre aqui pra ver novidades!
Sucesso!