Hoje
se destaca o Centro Espírita como Escola de Espiritismo, quando o futuro acena
para que ele se promova à condição de Escola do Espírito.
Uma
pergunta que todos os educadores precisam fazer a si mesmos é: O que significa
educar, para mim? Ensinar o que está nos livros? Impor minhas ideias?
"Doutrinar"? Moldar comportamentos? Oferecer perspectivas? Provocar
reflexões?
A Educação Espírita tem, como objetivo principal, a emancipação do ser humano baseada na percepção e compreensão da sua própria natureza espiritual.
Não se trata de transformar crianças em espíritas. Trata-se de torná-las pessoas felizes, realizadas, conscientes das leis da vida e da sua função no Universo.
Para isto, é necessário considerar o educando em todos os aspectos interligados de seu Ser: espiritual, moral, mental, emocional, físico-energético, social.
A Educação Espírita tem, como objetivo principal, a emancipação do ser humano baseada na percepção e compreensão da sua própria natureza espiritual.
Não se trata de transformar crianças em espíritas. Trata-se de torná-las pessoas felizes, realizadas, conscientes das leis da vida e da sua função no Universo.
Para isto, é necessário considerar o educando em todos os aspectos interligados de seu Ser: espiritual, moral, mental, emocional, físico-energético, social.
É necessário desenvolver um tipo de trabalho que inclua todas estas dimensões do Ser; que relacione conceitos, sentimentos e prática; que seja atual e interdisciplinar e adaptado a cada realidade, sem perder-se de seus princípios norteadores.
Educação Integral (por Rita Foelker)
Mensagem
da Federação Espírita Brasileira
O
que se faz, na área da infância e juventude, no Brasil, sob a denominação de
Evangelização Espírita Infanto-Juvenil, é a transmissão do conhecimento
espírita e da moral evangélica pregada por Jesus - que foi apontado pelos
Espíritos superiores, que trabalharam na Codificação, como modelo de perfeição
para toda a Humanidade. (KARDEC, Allan. "O Livro dos Espíritos".
Trad. de Guillon Ribeiro. 60. ed. Rio de Janeiro, FEB, 1984. Questão 625, p.
308.).
O
Currículo adotado tem seu conteúdo programático calcado na obra básica e
constitui um curso de Espiritismo que se desenvolve ao longo dos anos de sua
duração. Como a preocupação não é somente com a transmissão de conhecimentos,
mas, sobretudo, com a formação moral, e como a formação moral se inspira no
Evangelho, parece-nos muito apropriada à denominação de "evangelização
espírita" dada a essa tarefa, por expressar, na sua abrangência,
exatamente o que se realiza em nossos agrupamentos de crianças e jovens.
O
ensinamento espírita e a moral evangélica são os elementos com os quais
trabalhamos em nossas aulas. Esses conhecimentos são levados aos alunos através
de situações práticas da vida, pois a metodologia empregada pretende que o
aluno reflita e tire conclusões próprias dos temas estudados, pois só assim se
efetiva a aprendizagem real.
As
aulas são realizadas num ambiente de descontração, como recomenda a Didática
moderna, sem misticismo, com respeito e grande aproveitamento, pois o aluno
participa, questiona, se informa, dirime dúvida, reflete e conclui.
As
aulas prevêem ainda situações de aprendizagem em que o aluno é convocado a
opinar quanto à prática dos ensinamentos evangélico-doutrinários que, segundo
Kardec, determinarão uma grande melhora no progresso moral da Humanidade.
O
Evangelizador é muito mais que um monitor, é o companheiro, o amigo, o
conselheiro, aquele que dá vida e dinamismo à aula, aquele que impregna os
conteúdos da lição com o calor da certeza que tem na tarefa que realiza. Não é
um mero transmissor de informações. Os conhecimentos por ele veiculados guardam
a pujança da sua fé e do seu ideal. Vale-se dos recursos técnico-pedagógicos
indispensáveis, mas utiliza o amor como técnica por excelência.
Os
evangelizadores espíritas, cada vez mais conscientizados da importância do seu
trabalho, estudam a Doutrina Espírita, aprofundando conhecimentos doutrinários,
e se aperfeiçoam ou se preparam em técnicas de ensino, para melhor atender as
exigências do processo ensino-aprendizagem. Tecnologia, conhecimento espírita e
evangélico, dedicação, consciência da necessidade de auto-aperfeiçoamento são
os pré-requisitos que o evangelizador espírita sabe que deve adquirir para o
bom desempenho de sua tarefa.
Não
há mais dúvida de que a evangelização espírita da criança e do jovem tem por
objetivo a formação moral das novas gerações, embasada nos ensinamentos do
Espiritismo e do Evangelho. Também isto não constitui novidade para aqueles que
têm acompanhado o esforço de quantos se dedicam a esse mister.
REVISTA CRISTÃ DE ESPIRITISMO.
PAZ E LUZ!
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