domingo, 11 de outubro de 2009

A força do pensamento



É impressionante a maneira como as pessoas estão alienadas em relação a elas próprias.

Elas desconhecem, por completo, os potencias que possuem e continuam buscando em amuletos, talismãs e rituais, a solução para as situações desagradáveis que estão vivendo.
Agem assim porque sempre se vêem como vítimas, seja do destino, do azar ou do que for; sempre esperando alguém que as salve.
No entanto, o poder capaz de operar essa mudança em suas vidas não está fora, mas, dentro delas mesmas. Na realidade, somos nós, conscientes ou não, que construímos o nosso destino.
Por isso, precisamos entender que enquanto continuarmos ignorando nossos poderes internos, nossas vidas continuarão em desajuste.
Pensar é o nosso maior atributo, através do pensamento construímos ou destruímos e, acima de qualquer coisa, modificamos e transformamos, não só o nosso mundo interno e particular, como também, o universo que nos rodeia e no qual estamos inseridos.
Podemos afirmar que é através do pensamento que escrevemos nossos destinos. A tal respeito, ensina-nos o espírito Hammed:
"A força do pensamento influencia o próprio destino humano. O ato de pensar é um dos mais poderosos recursos do indivíduo; é a própria capacidade da mente de transformar ondas energéticas, dando-lhes solidez, forma e sentido."
Desta maneira, categoricamente podemos afirmar: somos o que pensamos e tudo provém do pensamento, de modo que é hora de darmos mais atenção aos pensamentos que alimentamos, às crenças que nutrimos e aos juízos que fazemos, pois são eles que determinam tudo que estamos vivenciando.
Se o que estamos vivenciando é resultado do que guardamos na alma, reciclar e substituir os pensamentos são as melhores maneiras de ajustarmos nossa vida.
Esclarece-nos novamente Hammed que : "(...)tudo o que está acontecendo em tua vida são produtos de tuas crenças e pensamentos, que se materializam por fora de ti mesmo; não são, pois, nem punições e nem recompensas, mas reações desencadeadas pelas tuas ações mentais(...)".
Não importa por quanto tempo alimentamos pensamentos negativos; podemos modificá-los a qualquer momento. Somos nós quem os escolhemos, os mantemos, e consecutivamente somos os únicos a poder alterá-los, e isso, no momento que quisermos.
Não existe acaso, nem coincidência ou fatalismo, logo, somos os grandes responsáveis pelo que estamos vivendo.
Sobre isso, esclarece Luiz Gasparetto que "somos o que fazemos de nós. Estamos onde nos colocamos. somos o capitão do barco de nosso destino. dirigimos nossa vida pelas nossas atitudes. Criamos atitudes com aquilo que escolhemos acreditar. E crenças, a gente muda quando quer".
Renasceremos inúmeras vezes, entre outras razões, para aprendermos usar os nossos potenciais internos, dentre eles, a habilidade de lidar com os pensamentos, ou seja, aprendermos a usar nossos potenciais mentais, sendo esse um dos principais focos de nossa aprendizagem atual.
A evolução é um processo que parte do simples para o complexo, é uma trilha que gradualmente vai capacitando-nos para o uso de nossos atributos naturais.
É imprescindível aproveitarmos cada experiência, cada oportunidade, compreendendo que quando mais  o aproveitamos, tanto mais evoluímos.
É fundamental, portanto, para o nosso aperfeiçoamento, o uso da vontade na disciplina dos pensamentos.
Felicidade é o produto da responsabilidade que temos de usar bem o poder da vontade.
Vontade essa que é a força motriz a nos impulsionar rumo à perfeição.
Pensar é criar, escolher e construir.
Escolher o melhor é tarefa para quem compreendeu que ninguém pode nos fazer feliz, pois, felicidade é conquista interior que poderemos compartilhar.
Porém, cada um deverá construí-la por si mesmo, usando para isso o poder do pensamento e da vontade.
O pensamento, dizíamos, é criador. Não atua somente em torno de nós, influenciando nossos semelhantes para o bem ou para o mal; atua principalmente em nós; gera nossas palavras, nossas ações e, com ele, construímos, dia a dia, o edifício grandioso ou miserável de nossa vida presente e futura.
Se por um lado somos detentores desses potenciais, por outro somos os únicos responsáveis pela felicidade ou infelicidade que estamos vivenciando.
De forma que perguntamos:
Que pensamento você alimenta?
Que direção dar a seu poder de vontade?
Responda a  si mesmo!


Revista Cristã de Espiritismo-nº52


PAZ E LUZ!

2 comentários:

Psiquismo Desmistificado disse...

Excelente blog e esse texto é fantástico.
Concordo plenamente, pois nossos pensamentos têm um poder inimaginável.

http://sentimentoeemocoes.blogspot.com/2009/05/pernicioso-sentimento.html

Abraços fraternais

hobbyblogclube disse...

Nosso pensamento tem uma enorme força, pena que nem todos saibam!
Abçs!